EN

Em Cena

A que cheira a Liberdade?
23ª Produção
Estreia: 14 de Dezembro 2023

ACTA - A que cheira a Liberdade? ACTA - A que cheira a Liberdade? ACTA - A que cheira a Liberdade? ACTA - A que cheira a Liberdade?

Carreira: Faro, Loulé, Vila do Bispo, Lagoa, Castro Marim, Monchique, Olhão, Albufeira, São Brás de Alportel, Vila Real de Sto António, Tavira, Évora, Alcoutim, Aljezur, Portimão, Lagos

 O espectáculo “A que cheira a Liberdade?” pretende assinalar a data que marcou profundamente o nosso país – 25 de abril de 1974. Faz 50 anos que um movimento revolucionário deu lugar a uma revolução que mudou para sempre a vida de milhares de portugueses.

Os livros, “O 25 de abril contado às crianças… E aos outros” de José Jorge Letria, “o Tesouro” de Manuel António Pina e “Era uma vez o 25 de abril” de José Fanha, servem de inspiração para esta viagem à história de Portugal. Em cena está um baú, do baú saem outros baús, caixas, malas. Música, livros e jornais. Memórias de um tempo, vozes de esperança.
Neste espectáculo, que é um poema, os actores recorrem à interpretação, manipulação de objectos, teatro de sombras e são também poetas à procura da sua voz.
“A que cheira a Liberdade?” abraça todas a gerações e todos os sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tacto. Durante a criação deste espectáculo foi fundamental revisitar o conceito e a palavra “liberdade”, o que significava antes e o que significa hoje. O que é liberdade? O que significa para cada um de nós?

Duração: 35 minutos
M/6

CRIAÇÃO E ENCENAÇÃO: Jeannine Trévidic
INTERPRETAÇÃO E MANIPULAÇÃO: Carolina Maio e Luís Campião
CONSTRUÇÃO CENOGRAFIA: Nuno Silvestre
OBJECTOS E BONECOS/ DESENHO: Nuno Silvestre
CONSTRUÇÃO E PINTURA: Jeannine Trévidic e Nuno Silvestre
DESENHO DE LUZ: Octávio Oliveira
OPERAÇÃO DE LUZ E SOM/ MOTORISTA: Adriana Pereira
DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO: Luís Vicente