Luís Campião

VATE - Luís Campião

Natural de Portimão (1974). Mestrado em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa, 2014. Pós-Graduação em Texto Dramático pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2004. Licenciatura em Estudos Teatrais pela ESMAE, Porto, 2001.
Participou, em 2003, no Seminário para Jovens Encenadores no Teatro Nacional D. Maria II, onde trabalhou com Gennadi Bogdanov, Eimuntas Nekrosius, Béatrice Picon Vallin, Kristian Lupa, entre outros.
Teve formação de Escrita para Teatro com Armando Nascimento Rosa, Pedro Eiras, Abel Neves, Joseph Danan, entre outros.
Escreveu as peças A Cova dos Ladrões (2010); Nossa Senhora da Açoteia (2012); O Menino da Burra (2013); Palco de Babel (2015), A Casa no fim de tudo (2017), e O dia do nosso aniversário (2021).
Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva 2012, e o Primeiro Prémio do Concurso de Textos Teatrais do Teatro Univ. do Porto com a peça Nossa Senhora da Açoteia. Recebeu uma Menção Honrosa no Concurso Inatel–Novos Textos com a peça O Menino da Burra e conquistou o Primeiro Prémio do Concurso Inatel–Novos Textos com a peça Palco de Babel.
A Cova dos Ladrões, Nossa Senhora da Açoteia, O Menino da Burra e A casa no fim de tudo, foram levadas à cena pela ACTA. Palco de Babel foi levado à cena no Teatro da Trindade, com encenação de Laura Avelar Ferreira. Nossa Senhora da Açoteia, estreou no Brasil, em Belo Horizonte, com encenação e interpretação de Adyr Assumpção.
Os seus textos estão publicados em Portugal pela Companhia das Ilhas, Chiado Editora e Fundação Inatel, e no Brasil pela Fundação Funarte.
Entre 1996 e 2022, trabalhou como actor com os encenadores Polina Klimovitskaya, Denis Benard, Julio Castronuovo, David Wheeler, Luís Varela, Joana Providência, José Wallenstein, Mário Barradas, Júlia Correia, Gil Nave, Inês Vicente, e as companhias Teatro Experimental do Porto, Teatro Nacional S. João, Teatro Nacional D. Maria II, Meta-Mortem-Fase, Sete Pés, Teatro das Beiras, Al-Teatro, Baal 17, entre outros.
Divide a sua actividade de escritor de palco, com a de actor, encenador, docente e formador.