De Ulisses... nunca digas tolices - O Regresso a Ítaca
9ª Produção
Estreia: 14/04/2009

Carreira: Alcoutim, Faro, Lagoa, Vila Real de Sto. António, Albufeira, Castro Marim, Olhão, Monchique, Portimão, Silves, Loulé, Tavira, Lagos, Aljezur, Vila do Bispo

É o seu regresso a Ítaca. O desejo de reencontrar a casa, a mulher e o filho, após dez anos de batalhas que culminaram na queda de Tróia e na vitória dos gregos.
Sejam bem-vindos, então, a esta nossa viagem que queremos, também, vossa.
Tudo parecia pronto para acabar bem e depressa. Mas a vida tem destas coisas… Não podemos esquecer que há os naufrágios, os amores das Deusas, as lutas contra feiticeiras e gigantes de um só olho, o canto mágico das sereias, um nunca mais acabar de pequenos e grandes acidentes de percurso que podem acontecer a qualquer um.
É certo que Ulisses não é qualquer um. Ou será?
Foi navegando pelas palavras de Alexandre Honrado e cruzando memórias do mundo ocidental que nasceu o nosso Ulisses. Um Ulisses de madeira, parafusos, tinta e alma imensa num universo de humor tão cheio de maravilhoso como de assustador. O Universo de Ulisses não é o nosso Universo mas sim nós mesmos.
No final, Ulisses acaba por vencer e conquistar um caminho só dele. É o mínimo que se pode pedir a um herói. É o mínimo que podemos pedir-te.
Agora, como diz Pulgarina, a pulga de estimação de Argus, o fiel cão de Ulisses:
“Só falta uma dentadinha para que tudo acabe bem…”

Classificação Etária: Maiores de 6 anos
 

Ficha Artística, Técnica e de Produção

Texto: Alexandre Honrado
Encenação: Jorge Soares
Intérpretes: Carla Dias, Jeannine Trévidic, Luísa Gonçalves
Operadora de Som e Luz: Luísa Gonçalves
Bonecos e Cenário: VATe
Divulgação: Cristina Braga
Secretariado: António Marques
Direcção de Produção: Luís Vicente