Atelier de Boneco de Luva
Atelier VATe 2010/2011 - "Dos Cotovelos para Baixo"

Descrição

“Dos cotovelos para baixo” refere-se ao espaço no nosso corpo que vai do cotovelo até à ponta dos dedos. É neste pedaço de corpo que nos vamos concentrar. No topo, a seguir ao pulso, está a mão. A mão não serve só para agarrar ou calçar uma luva. As mãos podem ter vida própria, transmitir sentimentos, ter algo importante para dizer. Elas não são todas iguais, as minhas são diferentes das tuas, mesmo a minha mão direita não é igual à minha mão esquerda.
Partindo das características das personagens da peça “A tempestade” vamos trabalhar sobre a diferença, sobre as nossas qualidades e defeitos, vestindo as nossas mãos com luvas de diferentes feitios e imaginando que têm roupas, caras e personalidades diversas.
Vamos contar histórias “dos cotovelos para baixo”.

Material (a disponibilizar pela escola): uma mesa alta e comprida para servir de palco aos exercícios (mais ou menos como a dos professores)

Material (a disponibilizar pelo VATe): 1 pano preto para tapar a mesa; um palco improvisado para a técnica de manipulação inferior; um rádio CD; música; vários pares de luvas de formatos e cores diferentes.
 

Ficha Técnica

Designação: “Dos cotovelos para baixo”
Concepção: Jeannine Trévidic
Monitores: Jeannine Trévidic, Carla Dias, Luísa Gonçalves
Público-alvo: 1º ciclo
Nº de participantes: 30
Condições de realização: sala de aula com espaço livre (com cadeiras e mesas arrumadas) ou sala ampla com espaço livre para os alunos se movimentarem; sala com tomadas para ligar rádio/CD.