Atelier de Sombras
Atelier VATe 2008/2009 - Vamos brincar ao Teatro! – IV

Descrição

1 - Apresentação do atelier
Introdução à técnica com apresentação de um modelo de sombra construída pelo monitor; distribuição do material necessário a utilizar por cada aluno.

2 - Construção da sombra
2.1. Materiais a utilizar: Conferir os materiais a utilizar, previamente pedidos às turmas - cartolinas A4, tesoura, fita-cola, lápis grafite. Os moldes de sombras e de varetas são da responsabilidade do VATe, assim como o projector de luz e o ecrã onde vão ser projectadas as sombras.

2.2. Construção: Contorno da vareta sobre a cartolina e recorte da mesma deixando o restante espaço para o contorno do molde (boneco); Distribuição aleatória, por cada aluno, do molde do boneco de sombra seguido de contorno e recorte do mesmo. Depois do recorte da vareta e do boneco é explicada a aplicação da vareta, para que serve e como é utilizada. A vareta é aplicada com fita-cola na zona que melhor suporta o peso do boneco. Cada aluno constrói o seu boneco com o apoio do professor e dos monitores do VATe.

2.3. Definição da personagem e desenvolvimento das características técnicas necessárias ao tipo de manipulação: Primeiro, individualmente, os alunos procuram conhecer melhor o seu boneco, quem é e o que faz, explorando os seus movimentos, os seus sons, a voz e o olhar. Para uma melhor compreensão das técnicas de manipulação o monitor faz uma pequena demonstração no ecrã e convida os alunos a participar.

2.4. Contracena: Os primeiros passos para o trabalho de manipulação de bonecos partindo do relaxamento e aquecimento para exercícios base do trabalho do corpo e da voz.

3 - Conclusão
Conversa final. Reflexão conjunta sobre as actividades desenvolvidas, colocação de dúvidas e comentários. Reforço do desafio ( receber, posteriormente, cerca de três meses depois, as produções dos grupos no espaço cénico do autocarro). Fotografia de grupo e despedida.
 

Ficha Técnica

Designação: Vamos brincar ao Teatro IV – atelier de expressão artística na área do Teatro
Concepção: Jorge Soares, Luísa Silva e Carla Dias
Duração: 90 minutos
Nº de participantes: 30 (máximo) 
Monitores: Jeannine Trévidic, Luísa Silva e Carla Dias
Técnica: Sombras
Condições de realização: sala de aula grande (ou espaço semelhante) passível de ser escurecida; mesas e cadeiras para 30 alunos.