Atelier das Emoções
Atelier VATe 2006/2007 - A emoção também passa pelo meu corpo?!...

Descrição

1 - Conversa inicial (10 minutos)
O que é um prazer intenso?
O que é a emoção?
A emoção está na cabeça/coração, ou passa também pelo meu corpo todo?
O que é Expressão Dramática?
Diferença entre Expressão Dramática e Teatro.
A Expressão Dramática vai-nos ajudar a perceber se a emoção passa, ou não, pelo corpo.

2 - Exercício (10 minutos)
Relaxamento com susto: deitar os participantes no chão, numa posição confortável de olhos fechados, e levá-los a um estado de relaxamento quase profundo, com voz doce e alguma visualização (estamos na praia, deitados na areia…); quando estão já relaxados, fazer um grande barulho (bater com força numa porta, tocar num tambor, bater tampas de panelas, apitar…). Pedir-lhes que se sentem e que prestem atenção ao que se está a passar no seu corpo. Repetir o exercício, salientando a atenção que devem prestar aos processos do corpo.

Nota: nesta repetição, os participantes já estão à espera do susto, pelo que a espera deve ser um pouco mais prolongada, para serem apanhados de surpresa.

- Conversa sobre o exercício, salientando a utilização da Expressão Dramática no conhecimento do corpo e da emoção, útil na preparação do actor, mas também na vida.

3 - Exercício (10 minutos)
Estando prontos os bonecos, são desenvolvidos exercícios onde se aprende a manipular o boneco (onde se pega, como se mexe, como fala, como olha – explicação e exercícios práticos) e onde se medita na sua caracterização profunda (quem é: como se chama, que idade tem, onde mora, o que gosta/ não gosta de fazer, o que gosta/ não gosta de comer, o que mudaria na sua vida, etc.).

4 - Exercício (10 minutos)
Movimentação no espaço: as crianças movimentam-se pelo espaço representando as emoções que vão sendo introduzidas pelos monitores (pressa, moleza, calor, frio, alegria, tristeza, energia, cansaço). Encontros: quando se encontram (os olhares cruzam), devem: apanhar um susto, fazer uma festinha na cara, pôr a língua de fora, dar um abraço).

5 - Exercício (15 minutos)
Música: Bjork, "It's oh so quiet". As crianças devem movimentar-se/dançar, seguindo os diferentes ritmos da música (muito calmo, muito eléctrico). De seguida, volta a ouvir-se a mesma música, mas, desta vez, as crianças devem contrariar os ritmos (ficar calmo na parte eléctrica e eléctrico na parte calma).

Música: Mika "Grace Kelly". Dança livre. Dá-se a indicação prévia para no fim da música, caírem todos ao chão e ficarem deitados.

6 - Conversa final (15 minutos)
Ainda deitados no chão, ou já sentados, conversa-se sobre o atelier: como se sentem?; o que sentiram durante os exercícios?; qual o exercício que gostaram mais/menos?; afinal a emoção passa, ou não pelo corpo?
Entrega das tiras de Prazer Intenso: Para escreverem um momento de prazer intenso que querem viver, ou que viveram e não querem esquecer e esconder num sitio especial.
Despedida.
 

Ficha Técnica

Designação: A emoção também passa pelo meu corpo?!...
Concepção: Patrícia Amaral
Duração: 90 minutos
Nº de participantes: 30 (máximo) 
Monitores: Jorge Soares, Luísa Silva e Carla Dias
Tema: Emoções
Técnica: Expressão Dramática