EN

Apresentação

O Projecto

O projecto assenta na transformação de um autocarro de dois pisos em sala de espectáculos, com palco, plateia, bastidores e camarins.

O objectivo é trabalhar com comunidades do interior algarvio, de baixa densidade populacional, geograficamente afastadas dos centros culturais e, consequentemente, das actividades artísticas e culturais. Consiste não só em levar o Teatro a zonas de difícil acesso, mas também mostrar que a arte dramática pode ser uma importante ferramenta no que diz respeito à pedagogia social.

Os públicos-alvo são especialmente as crianças e idosos. As técnicas artísticas privilegiadas neste projecto são os bonecos e as formas animadas (marionetas, fantoches, sombras, etc.), alguma representação e narração oral.

São, de igual modo, desenvolvidos ateliers com os espectadores, com o objectivo de estimular a apetência e a expressão artísticas, a comunicação, a pesquisa e a busca interior. A intenção é levar os grupos com que trabalhamos a preparar, entre as visitas do autocarro (que serão duas para cada grupo de espectadores), uma produção própria – peça de teatro, leituras, narração, música, o que preferirem, tentando pôr diferentes gerações a trabalhar juntas, envolvendo professores, avós, pais, irmãos mais velhos, vizinhos, etc.

Nestes ateliers, que se seguem ao espectáculo, trabalham-se dinâmicas de grupo, expressão dramática e corporal, técnicas de pesquisa e construção de histórias, construção e manipulação de bonecos e formas animadas.

Pretendemos fornecer, através da página on-line do projecto, apoio aos grupos que ficarem a trabalhar, mas também a qualquer pessoa que queira saber mais sobre Teatro e Educação: referências bibliográficas, links, técnicas para construir uma pecinha de teatro, histórias, percursos e calendarização dos espectáculos do VATe, etc.


Equipa